quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pequenas histórias dos nossos livros paroquiais:


Obitos 
 1759


Aos dous dias do mes de Novembro do anno de mil e sete centos e cincoenta e nove foi achado hum homem morto de morte violenta que lhe derão no monte, junto ao caminho da Gandra desta freguesia de São Vicente de Regallados. Foi seu cadaver amortalhado em hum lençol, e sepultado no adro da Igreja desta freguesia junto ao cabido da parte da Epistola. Não se averigou quem hera por ter o rosto mal tratado. E para constar fiz este assento Era ut supra.
Padre João do Amaral Abreu Abbade desta freguesia.

Nascimentos
1757

João filho legitimo de Caetano e de Gracia meus escravos Caetano de nação Mina e Gracia de nação Angola moradores em minha caza nesta freguesia de São vicente de Regallados onde sou Abbade, nasceo aos des dias do mes de fevereyro do anno de mil e sete centos e cincoenta e sete. Foi bautisado na Igreja Matriz desta freguesia pelo Reverendo Padre José Ferreyra Santarem aos quinze dias do dito mes e anno, e lhe pos os Santos Oleos. Fui eu padrinho e madrinha Dora Maria Thereza filha legitima de Francisco Lopes de Abreu da cidade de Braga. Forão testemunhas o Reverendo Padre Crispiano Alvares e Constantino da Sylva de Meyrelles. Todos desta freguesia que aqui assinarão comigo de que fis este assento que assiney. Era ut supra.
Padre João do Amaral Abreu Abbade desta freguesia.

1860

Aos tres dias do Mes d'Abril do anno de mil e oito cento e sesenta pelas oito horas da manhã n'esta Igreja Parochial da freguesia de São Vicente da Ponte do concelho de vila Verde, distrito Eclesiastico de Braga, Diocese do mesmo nome, presbytero Antonio Joaquim Moreira de Carvalho Lobo da freguesia de São Miguel d'Oriz, d'este mesmo Concelho Distrito Eclesiastico Diocese. Com licença do Reverendo Abbade, baptizou solenmemente, e pós os Santos Oleos a uma criança do sexo feminino exposta e encontrada a porta de Domingos d'Araujo do lugar de Fontellos, d'esta mesma freguesia, pelas onze horas da noite, do dia dous do mesmo Mes e anno, a que dei o nome de Joanna Maria, tendo os seguintes signaes: olhos pretos, cabelos pretos, rosto redondo, boca regular. Tinha duas mantelinhas de burel e uma camiza, tudo atado com uma baraça de liço. Forão padrinhos Antonio José Fernandes de castro, casado, lavrador e morador neste lugar de Crasto e Maria Fernandes, casada e moradora no lugar de Fontellos desta freguesia, aos quaes todos conheço por serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado presente assento de baptismo que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo assignarão era ut supra.
Como presbitero baptisante e a rogo da Madrinha por não saber escrever.
Padre Antonio Joaquim Moreira de Carvalho Lobo.

1863



Ao primeiro dia do mêz de Janeiro do anno de mil oito cento sessenta e trêz n'esta Igreja de S. Vicente da Ponte de Caldelas, Concelho de Vila Verde, Diocese de Braga baptisei solemnemente um individuo de sexo masculinoa quem dei o nome de Manoel Victorino, exposto encontrado por Francisco Gonçalvez a porta da sua casa no lugar de Germel desta freguesia na noite de trinta e um de Dezembro do anno de mil oito cento sessenta e dois, tendo os sinais seguintes-- ilisivel -- mandava pôr o dito nome, uma camisola, uma camisa, trêz panos, dois brancos, e um azul, e uma fita. Digo foi encontrado no dia primeiro, e baptisado a dois de Janeiro do dito anno. Forão padrinhos José Fernandez, solteiro, lavrador da freguesia de Coucieiro, e Maria Thereza Viuva, jornaleira, desta freguesia, os quais todos sei serem os proprios. Para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos assigno, não assignão os padrinhos por não saber ler. Era ut supra.
Abbade Luiz Antonio Soares Pinheiro


Casamentos
1616

Ao trinta e um dias de Janeiro de mil e seiscento e dezaseis annos recebi Bento Fernandes e Catherina Gonçalves filha Jorge Gonçalves e Maria ....    todos do lameiro da dyta freguesia de S. Vicente Testemunhas Lionel Abreu Senhor desto concelho  Fernão de Araujo e Pedro Vilela e Francisco da Cunha Padre de missa Padre Afonso Vilela abade ....ilisivel... e que recebi.

Leonel de Abreu foi Senhor de Regalados pai de Pedro Gomes de Abreu "que passou a Castella no tempo do Rey D. João IV onde o fizerão Conde de Regalados", Nobiliário da Famílias de Portugal, Felgueiras Gayo.

Sem comentários:

Enviar um comentário